Essencialmente Ser

O Ser tal qual como estamos acostumados a denominar nada mais é do que um conjunto de dogmas estipulados pela ciência e religião. QUEM sou eu? Posso responder muita coisa a partir disso basendo-me em meu histírico civil e familiar, mas se me perguntam o QUE sou eu, engasgo. Sou partes de mim ou partes de mim é apenas resultado de meu ser? O simplesmente ser não é explicavel nem pela ciência nem pela religião, qualquer explicação que venha a ter sobre o Ser será simplista, meramente expeculativa e satisfatória apenas para uma questão não muito profunda.

Serei eu minhas próprias emoções? Meu corpo? Minha consciência? Sou meu pensamento ou minhas sensações e percepções? Posso afirmar que tudo isso é meu, mas não SOU eu. Por isso afirmo tanto MEU corpo, MINHAS ideias, MINHAS emoções. As emoções são reproduzidas por uma série de reações químicas, os pensamentos por sinapses do cérebro e o tato por uma questão puramente biológica. Mas o que move e dá origem a isso e a questão fundamental sobre o que é o Ser, não é explicavel por simples reações químicas.

A questão material sobre o que vem a ser o Ser não é tautológica, a essência da vida é inexplicável. O que move a matéria é algo maior do que a própria vontade humana, isso explicaria o fato de porque é que o homem não consegue dar vida àquilo que já foi morto ou criar a vida,  mas sim capaz apenas de reproduzí-la. O Ser é muito mais complexo do que se pode imaginar, o Ser só tem a sua própria consciência, de mim e o que você percebe dele é apenas aquilo que posso exteriorizar e suas percepções são capazes de assimilar.

Eu vou morrer, o que ficará de mim será matéria, puramente matéria, e o Ser fundamental poderá ser percebido por quem pode ver além do que seu próprio mundo é capaz de limitar, de resto será decomposto como tudo que se pode ver a olho nú. Satisfazer-se com esse mundo perceptível aos nossos sentidos limitados por falta de expansão de nossa consciência e capacidades psíquicas é fechar a porta para um mundo de experiências e consciências de outros níveis de existência fantásticos.

O que podemos afirmar sobre o Ser é que ele está além da matéria do modo como conhecemos hoje. Provavelmente nunca encontraremos a resposta da questão fundamental sobre o que é o Ser, mas não devemos nunca desistir de procurá-la, pois é no percurso que chegamos cada vez mais perto de nós mesmos.

Uma resposta to “Essencialmente Ser”

  1. Andresa Says:

    Ser ou não ser? hehe
    Gostei do questionamento, diria que é bem inteligente!
    E incógnito.
     
    Bjs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: