Saudade

A saudade, definida por um dicionário, é a lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que nos vemos privados e o pesar que essa privação nos causa. Por diversas vezes ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa; que outro idioma possui em seu dicionário palavra tão bela? Mas não conheço todos os idiomas, tampouco todas as culturas, como posso afirmar que tal sentimento não pode ser descrito em outra ou mais palavras? E mesmo que não possa, a saudade ainda existe, porque ela não é a palavra.

Talvez saudade seja o termo que mais chegou perto de descrever esse sentimento que certamente é universal. Quem já não sentiu saudade de casa, saudade da terra, saudade da querência, dos amores, do sabor de um beijo, de um abraço amigo, de alguém que já se foi, de um momento inesquecível, um olhar inconfundível? Saudade não tem fronteiras, não tem barreira, não tem sequer nacionalidade.

Saudade não se explica, saudade é pra sentir, saudade que é saudade aperta o peito numa dor inexplicável, na dor da poesia, dor da alma, berço das lágrimas. Sentimento que cresce na ausência de palavras, que se expressa pelos olhos. Manifesta-se nos gestos, aparece nas cartas, ameniza ao telefone, aumenta ao aroma de um perfume ou na presença de um local em comum… Saudade não mata, saudade é vital, saudade que não passa porque nada mais será igual. Saudade… essência da vida repleta de amor.

2 Respostas to “Saudade”

  1. “A saudade lembra, de lembranças tantas, que por si navegam, nestas águas mansas…” (Solidão de Amigos – Jessé)

  2. PS: Lindas palavras e sentimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: