A pirataria move o mundo da música

O download ilegal de músicas é e sempre foi uma grande polêmica, mas é fato que se ainda hoje não houvesse essa possibilidade, o universo musical não se alastraria tão rapidamente. Quando queremos conhecer o trabalho de alguma banda ou cantor, não vamos à loja comprar um CD, é mais prático baixar as músicas pela internet, dessa forma é fácil fazer e ampliar a nossa seleção musical. Comprar todos os CDs de todas as bandas e cantores que gostamos é financeiramente impossível, o que dizer então de comprar para conhecer o som?

Como já confirmado em pesquisa inglesa realizada em 2009, aqueles que fazem download de material sonoro na internet gastam muito mais com música do que aqueles que não o fazem. E a exemplo disso, foi fazendo o download de toda a discografia de uma banda que virei fã incondicional, comprei todos os CDs e gastei com ingressos para shows em várias cidades. Não fosse esse fato, talvez eu nunca tivesse descoberto o quão boa é a banda e decerto não teria gasto um centavo para comprar um mísero CD. Isso não significa que a partir daí todos os internautas vão comprar CDs de bandas que buscam pela internet, mas é certo que os tempos mudaram e o universo musical não pode depender de rádio e venda de CDs para difundir a música.

O foco da indústria fonográfica deve estar na venda de itens originais, como CDs e DVDs, destinada aos fãs de determinada banda ou cantor. São eles que desejam obter os produtos como admiradores e colecionadores. A partir daí buscam edições diferentes, especiais, singles exclusivos, encartes recheados, edições limitadas em forma de LPs. Os maiores fãs de um determinado grupo musical não se contentam apenas com MP3 em seu computador. Tendo conhecimento disso, basta usar a criatividade para explorar e aproveitar esse mercado.

Tentar barrar a pirataria na internet é como dar murro em ponta de faca, é impossível haver vigilância total em uma rede que hoje cresceu mais que a Skynet e invade os lares de todo o planeta permitindo-nos ter o mundo na palma das mãos. Qualquer ação contra o fluxo é como uma tentativa fracassada de impedir o avanço tecnológico. Para cada operação anti-pirataria haverão milhões de “Exterminadores do Futuro” anulando qualquer efeito que ela possa tentar causar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: