Diálogo da Olimpíada: A Vergonha

[linha de chegada da natação]

[fala o narrador]

– É bronze! Brasil é bronze!

[começam os lamentos]

– Aff, Brasil, vai pra casa que você não dá mais nada.

– Mais um Bronze?

– É, uma droga.

– Quantas medalhas de ouro até agora?

– Uma só!

– Só uma? O Brasil tem que sair de campo para parar de passar vexame.

– Não é? Uma vergonha, uma vergonha…

Realmente, é uma vergonha, Brasil, as asneiras que o seu povo fala. Uma vergonha um país que não investe na educação e tampouco incentiva o esporte, deixando os atletas à mercê de sua própria vontade e esforço e, quando chegam as Olimpíadas, todos querem ver medalhas. Medalhas! Em honra a quê? Para o orgulho de quem? Daqueles que querem dizer que é brasileiro e o seu país tem mais conquistas? E que também esquecem, ou sequer sabem, que o país que conquista muito ouro nas olimpíadas apóia os seus atletas?

Não, cada vitória alcaçada não é do Brasil, não é sua, brasileiro que está sentado esperando resultados. A conquista de cada partida, de cada medalha, de bronze, prata, ou ouro, é do atleta que chegou até lá sozinho, sem o seu apoio, sem o apoio de um país inteiro. É uma vergonha, Brasil, que só se lembra desses atletas nos anos olímpicos e que, passada essa euforia, caem no esquecimento. Parabéns, atletas brasileiros, por cada conquista, parabéns por estarem lá. Vocês são os verdadeiros campeões, não o Brasil.

Anúncios

2 Respostas to “Diálogo da Olimpíada: A Vergonha”

  1. nelson trindade Says:

    Sem apoio! Sem investimento! O país investe sim, no entanto, concordo não é só de dinheiro do erário que deve viver o esporte, às empresa também devem se envolver, é dever de cada cidadão promover o bem de todos, como fala a nossa consituição, e não apenas do estado, no comentário, em voga, não se apresenta nenhum fato realmente concreto, apenas falácias, completamente desprovida de provas e dados relevantes. Muito embora concorde que mesmo havendo investimento do governo ele é muito modesto e o da iniciativa privada segue o mesmo caminho. Os atletas que conquistaram medalha e os que “decepcionaram” todos recebem apoio tanto do governo como das empresas, vejam o caso da ginastica, até seleção permanente temos, e mesmo assim o resultado foi vergonhoso, o futebol é o pior dos casos, na natação temos bons investimentos de clubes e do cob, o memso acontece com o judô. O esporte em alto nível é complicado, em um dia se está bem o atleta faz o impossível em outros faz vergonha, o que é uma pena já que nossos atletas estão em dias ruins apenas nas Olimpiadas e o pior culpam o coitado do vento – é como se um carpiteiro errasse o golpe de seu martelo e culpasse o prego – nunca vi desculpa mais esfarrapada.

    • Unsere Welten Says:

      Investimento não é apenas patrocínio durante as olimpíadas. O futebol é vergonhoso justamente por que o que mais está em jogo é a grana envolvida. Incentivar o esporte é incentivar o atleta. Se um cara é bom numa coisa, investe nele naquilo que ele sabe fazer. Isso é o que acontece nos Estados Unidos, essa é a razão para tantas medalhas. Esporte é mais do que se mostra a cada quatro anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: